entrada

Em 2012 Alex Dias chamou seu amigo Giovani para formar um trio e tocarem em Porto Ferreira.

Passaram três apresentações houve a saída do vocalista e assim Giovani propôs a ideia de continuarem juntos como uma dupla e assim deixando para Alex desenhar o propósito e o estilo musical no qual iriam seguir.

Com o passar do tempo esses dois amigos foram elaborando cada vez mais a ideia de se apresentarem de forma inusitada com percussões com os pés e tocando mais de três instrumentos de uma vez e para acompanhar esta ideia batizaram o nome da dupla que fazia uma apresentação de banda como Dual Retórico.

Enriquecendo com as suas apresentações começaram a participar de palcos grandes e então surgiu a necessidade de evoluir a ideia original para uma banda, pois até então tocavam sentados sem movimentação no palco. A busca por um baterista e um violinista não foi rápida, pois a ideia Dual Retorico Banda aparentemente assustava todos os músicos que eram convidados para integrar nesta equipe.

Alex e Giovani foram comprar equipamentos de um amigo antigo e ai surgiu à primeira amostra para Filipe que após semanas estava fazendo parte da realização da ideia Retorica, com um show já marcado, Filipe fez seus esforços para ter uma participação coerente com o entrosamento dos principais elementos da banda. Terminado o show, os três selaram suas uniões para continuarem dali em diante.

Com os ensaios na casa de Filipe, Alex já sabendo da noticia convida mais de uma vez Camila esposa do baterista para juntar-se assumindo o violino. Com as alegrias a flor da pele novamente para o casal que havia algum tempo fora dos palcos, Camila aceitou a proposta mais difícil da história da banda que, foi incansavelmente dominar um instrumento que seria uma das peças fundamentais para o estilo country music sertanejo que a banda adotou.

A banda Dual Retorico vem se apresentando por todo Brasil com suas musicas próprias de trabalho e com uma identidade original tanto para o publico sertanejo quanto para o publico pop, rock e todas as idades. A banda composta por Alex dias na guitarra e voz principal, Giovani no baixo e backing vocal, Camila 2º voz e violino e Filipe na bateria e backing vocal vem cada vez mais se familiarizando com o publico de festas de peão e sendo os pioneiros do country music dessas nova geração sertaneja.